quinta-feira, 8 de abril de 2010

Está preparado?



A Agência Federal de Controle de Emergências, dos EUA, recomenda várias maneiras de lidar satisfatoriamente com os fenômenos naturais. Eis alguns destaques.

  Informe-se. Contate o órgão de defesa civil local e descubra que tipo de desastres poderiam assolar a região. Talvez saiba de alguns, mas outros talvez o surpreendam. Se verificar que a sua casa está sujeita a ser atingida por fenômenos naturais:

□ Reúna a família e considere os tipos de perigos que poderiam ameaçá-la. Explique o que fazer em cada caso.

□ Planeje como os de sua família se manterão em contato, caso sejam separados pelo evento. Marque dois pontos de encontro: um fora de casa, em caso de súbita emergência, como um incêndio, e o outro fora da vizinhança, se não puderem retornar para casa.

□ Peça a um amigo que sirva de contato com a sua família, de modo que, se não puderem alcançar os pontos de encontro combinados, os de sua família poderão telefonar para este contato e dizer onde estão. Escolha um amigo que more distante, porque, depois de uma catástrofe, em geral é mais fácil dar um telefonema a longa distância do que dentro da região afetada. Ensine aos filhos como ligar para este amigo. Considerem o que fazer em caso de terem de abandonar a área. E também como ajudariam vizinhos que precisassem de ajuda especial. Planejem como cuidariam dos animais de estimação.

□ Anote números de emergência ao lado de cada telefone.

□ Saiba onde ficam o quadro ou o registro geral da eletricidade, da água e do gás natural. Mostre a membros responsáveis da família como e quando desligá-los, e mantenha as ferramentas necessárias perto das principais chaves.

□ Previna-se contra incêndios. Instale detectores de fumaça, especialmente perto dos quartos.

Nenhum comentário: