terça-feira, 20 de abril de 2010

A intrincada cadeia biológica

“A variedade de formas de vida é nossa apólice de seguro. Nossa vida e os meios de subsistência dependem dela.” — Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente.

NA TERRA, existe grande quantidade e variedade de formas de vida. O termo “diversidade biológica”, ou “biodiversidade”, para abreviar, refere-se a todas as espécies do mundo, da menor bactéria às gigantescas sequóias, das minhocas às águias.

Todas essas formas de vida na Terra fazem parte de uma grande cadeia interdependente que inclui elementos não-vivos, como a atmosfera, os oceanos, a água doce, as rochas e o solo do planeta, dos quais os organismos dependem para viver. O conjunto formado por esses organismos vivos e seus habitats é chamado de biosfera, da qual os seres humanos também fazem parte.

A biodiversidade inclui todas as bactérias e outros micróbios. Sabe-se que muitos deles têm funções químicas vitais que mantêm os ecossistemas em funcionamento. A biodiversidade, ou a cadeia biológica, inclui também as plantas verdes que produzem oxigênio pela fotossíntese, captando a energia solar e armazenando-a em forma de açúcares, a fonte básica de energia para a maioria das outras formas de vida.

Nenhum comentário: