sexta-feira, 23 de abril de 2010

Localizar as Causas Básicas

Uma vez aconteça um desastre, inicia-se uma investigação cabal de suas causas, e esta talvez leve semanas ou meses. Houve negligência, alguma falha no design dos seus mecanismos, ou até sabotagem? Deu-se aviso adequado? Quais eram os processos de segurança recomendados? Será que alguém quis tomar atalhos?
As pretensões das vítimas que procuram indenização dependem de a quem cabe a responsabilidade. Num vazamento de gás, numa fábrica de pesticidas em Bhopal, na Índia, descrito como “o pior acidente industrial da História”, mais de 1.700 pessoas foram dadas oficialmente como mortas, havendo cerca de 200.000 feridas. O total das indenizações ultrapassava alegadamente o ativo dessa indústria química na Índia. Havendo tantos interesses em jogo, localizar a causa e distribuir a culpa é algo trabalhoso.
As grandes aeronaves da atualidade levam dois registradores de vôo, ou caixas-pretas, como são chamados. Um deles alista pormenorizadamente dezenas de bits de informação sobre o desempenho da aeronave a cada segundo. O outro é um gravador das vozes na cabina de comando, contendo as comunicações feitas pela tripulação até bem no momento do desastre. Estas caixas-pretas são tão vitais para ajudar a determinar a causa dos acidentes aéreos que fazem-se enormes esforços de recuperá-las.
Os investigadores também interrogam os sobreviventes, em busca de indícios da causa dum desastre. No Japão, uma comissária de bordo, que não estava em serviço, sobreviveu ao pior desastre aéreo de per si no mundo. Ela pôde fornecer aos peritos importantes detalhes sobre o vôo do jato, nos empenhos deles em determinar a causa dessa tragédia que ceifou 520 vidas.

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