quinta-feira, 8 de abril de 2010

Problemas Criados Pelo Homem

O sistema de autopurificação da natureza funcionou bem sem quaisquer problemas por milhares de anos. Mas, gradualmente as pessoas começaram a se aglomerar em sempre crescentes cidades, causando problemas ao equilíbrio da natureza.

Em tempos passados, construíram-se sistemas de drenagem nas cidades. Esses lançavam os esgotos e os resíduos diretamente nos corpos de água. Pode-se dizer que isso foi o começo da poluição da água. Com o tempo, o processo natural de purificação foi sobrepujado. Assim, muitos rios que banham cidades gradualmente tornaram-se malcheirosos, esgotos abertos.

Que acontece quando resíduos demais são lançados num corpo de água? De início, os microorganismos se multiplicam rapidamente, como também as plantas. De modo que a água começa a ficar turva. Para produzirem oxigênio na água, as plantas necessitam de luz solar. O turvamento da água, porém, impede que a luz penetre abaixo da superfície. Assim, as plantas mais no fundo da água passam a morrer e a se decompor.

A decomposição das plantas usa o oxigênio na água mais depressa do que as plantas vivas podem produzi-lo. Gradualmente o suprimento de oxigênio acaba. Isso, por sua vez, significa que os microorganismos e os peixes, que dependem do oxigênio, morrem.

A crescente população e a expansão da indústria tem levado a problemas desse tipo em muitos lugares. Devido em parte à ignorância e em parte à indiferença, vastas quantidades de resíduos e venenos têm sido lançadas na água. O processo de purificação natural não pode neutralizá-las de maneira suficientemente rápida.

Em resultado, algumas substâncias muito perigosas se infiltraram nas plantas, nos peixes, nas aves e nos humanos. Gradualmente, a necessidade de uma legislação para disciplinar o tratamento de resíduos tornou-se evidente. E quando se tomaram medidas para melhorar corpos de água poluídos, notável avanço resultou. Mas, como é conseguido isso?

Nenhum comentário: