quinta-feira, 15 de abril de 2010

Quais são os perigos?




O grau de periculosidade de um vulcão depende de seu histórico recente de atividade, o que inclui a magnitude das erupções vulcânicas e os riscos relacionados. Os riscos são proporcionais ao número e ao grau de preparação das pessoas que moram na zona de perigo. Vamos examinar primeiro os perigos.

Em geral, as erupções explosivas mais perigosas são as produzidas por magma com alto teor de sílica. Esse tipo de magma é muito viscoso e pode entupir temporariamente o vulcão até que os gases se acumulem e causem uma explosão por força da pressão. O magma rico em sílica solidifica-se em rochas de cor clara e é comum nos vulcões que surgem nas beiradas das placas. Também podem ocorrer explosões quando o magma em ascensão encontra com água e a transforma em vapor d’água. Cinzas quentes expelidas por erupções explosivas podem ser fatais: três vulcões da região do Caribe, na América Central, mataram mais de 36.000 pessoas num período de seis meses, em 1902.

Os pontos quentes nos oceanos e os vulcões que se formam por afastamento das placas, bem como muitos outros, compõem-se basicamente de basalto negro, que tem baixo teor de sílica, mas alto teor de ferro e magnésio. O magma basáltico é pastoso e geralmente provoca erupções mais brandas e erupções não-explosivas, além de torrentes de lava vagarosas, relativamente fáceis de evitar. Essas erupções podem durar muito tempo — o vulcão Kilauea, na ilha do Havaí, está em erupção desde janeiro de 1983, sem parar. Embora os prejuízos causados por essas erupções sejam grandes, é raro elas deixarem pessoas feridas ou mortas.

Algumas erupções depositam uma quantidade enorme de cinzas soltas no flanco do vulcão, o que pode provocar desmoronamentos ou, quando as cinzas se misturam com uma grande quantidade de neve, gelo ou água, pode formar uma massa semifluida que escorre com muita rapidez para os vales. Esses rios de lama (também conhecidos como lahars, palavra indonésia que significa lava) podem avançar muitos quilômetros para além do vulcão, às vezes até bem depois de as erupções terem cessado.

De conseqüências amplas, mas historicamente raras, são as tsunamis — ondas oceânicas gigantescas formadas por uma erupção no oceano ou pelo desmoronamento de terra no fundo do mar, no flanco de um vulcão que se expandiu rapidamente. Essas ondas violentas podem alcançar centenas de quilômetros por hora. Embora sejam pequenas em alto-mar e não constituam perigo para os navios, crescem rapidamente ao se aproximar da terra. A crista dessas ondas chega a ser mais alta do que casas e muitos prédios. Em 1883, quando o Cracatoa explodiu, 36.000 pessoas perderam a vida nas tsunamis que castigaram o litoral de Java e de Sumatra.

Outros perigos relacionados com os vulcões, que podem ferir ou causar transtornos, incluem cinzas e fragmentos de rochas vulcânicas que caem sobre o solo, ondas de choque atmosféricas produzidas por explosões violentas, gases venenosos, chuva ácida e terremotos. Com dezenas de vulcões de alto-risco em todo o planeta e milhares de perigos, avaliar com exatidão o grau de periculosidade de um vulcão é complexo e desafiador.

Um comentário:

Anônimo disse...

olha muito bacana o blogger me ajudou muito na pesquisa.
obrigada!