quinta-feira, 15 de abril de 2010

Você pode reduzir os riscos?

Com o crescimento da população, um número cada vez maior de pessoas mora em regiões de atividade vulcânica potencialmente perigosas. Por essa razão, e também devido ao recente aumento da atividade vulcânica no planeta, os vulcanólogos vêm intensificando os esforços para reduzir o impacto de uma erupção vulcânica. Em alguns casos, eles conseguiram prever as erupções e salvar vidas. Em que se baseiam as suas previsões?

É comum que as erupções sejam precedidas por abalos sísmicos no vulcão ou em sua chaminé, o que indica que o magma está subindo. O acúmulo de magma no vulcão faz a pressão aumentar. Ocorre emissão de gases, e pode haver aumento na temperatura e na acidez do lençol freático. Uma erupção de grandes proporções pode ser precedida de erupções menores. Todas essas coisas podem ser monitoradas.

Bem antes da erupção, os geólogos podem ter uma idéia dos riscos examinando as rochas. Muitas vezes os tipos de emissões vulcânicas e os riscos secundários se repetem, ou as erupções são semelhantes às de vulcões já estudados. Com base nisso, os cientistas fizeram mapas de muitos vulcões, que mostram as áreas de maior risco.

Para salvar vidas em catástrofes vulcânicas, os vulcanólogos devem avaliar os perigos e monitorar o vulcão, e as autoridades locais devem dar avisos antecipados da catástrofe iminente. Ao contrário dos terremotos, que são difíceis de prever, muitos vulcões ativos podem ser monitorados com suficiente precisão para que a área possivelmente atingida seja evacuada antes que aconteça uma calamidade. É fundamental abandonar a área de risco, porque em geral as construções oferecem pouca ou nenhuma proteção contra a fúria e o calor das lavas e das explosões vulcânicas, e contra a força destrutiva dos desmoronamentos, rios de lama e tsunamis.

Embora se façam esforços elogiáveis para diminuir o número de vítimas em erupções vulcânicas e os perigos associados, o homem ainda não é capaz de prever uma erupção nem os eventos catastróficos relacionados com ela, com plena exatidão, garantindo segurança total dos riscos ligados à atividade vulcânica. Até mesmo alguns cientistas já morreram em erupções inesperadas enquanto monitoravam vulcões. Se você mora perto de um vulcão que pode entrar em atividade, faz bem em acatar todos os avisos das autoridades locais. Assim, aumentará em muito as suas chances de sobreviver a uma catástrofe vulcânica. — Contribuído por um astrogeólogo.

Nenhum comentário: